• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© CODEX (2020)

 

Todos os direitos reservados.

Site criado com Wix.com

Siga-nos também em:

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais são os requisitos mínimos de sistema necessários à execução do CODEX©?

Para funcionar, o CODEX© requer somente que se encontrem instalados no computador onde será utilizado os programas Excel e Word do Microsoft Office 2010, 2013, 2016, 2019 ou 365 (Sistema Operativo Windows Vista ou superior). A versão atual do CODEX© não se encontra preparada para ser instalada e utilizada diretamente em sistemas MAC.

Não obstante, é possível utilizar o CODEX© num sistema MAC. Saiba como aqui.

O CODEX© bloqueou e deixou de funcionar, o que devo fazer? Perdi alguma das edições que fiz à minha base de dados?

Em caso de bloqueio do CODEX©, a forma mais expedita de reinicializar o programa corresponde ao pressionar da sequência de teclas Ctrl + Alt +Delete abrindo, de seguida, o Gestor de Tarefas do Windows e encerrando todos os processos do Excel ou do Word que se encontrem em execução. O CODEX© deverá então poder ser aberto novamente sem problemas. Todas as alterações realizadas à base de dados são guardadas de forma instantânea pelo que, à partida, em caso de bloqueio do programa, não deverão perder-se quaisquer alterações que tenham sido efetuadas previamente.

Não quero ou não posso imprimir codificações de processos clínicos a partir do computador que estou a utilizar. Posso prosseguir com a codificação e imprimir mais tarde neste ou noutro computador?

O CODEX© permite imprimir as codificações de processos clínicos tanto imediatamente após o ato de codificação, como posteriormente, uma vez que dispõe dum sistema de gravação de ficheiros temporários de processos clínicos com impressão pendente. As impressões pendentes podem ser realizadas mais tarde por meio do "Gestor de Impressões Pendentes" incluído na ferramenta, quer a partir do computador no qual foi realizada a codificação, quer a partir doutro computador no qual se encontre instalado o CODEX© e para o qual tenham sido importados os ficheiros de impressões pendentes a imprimir.

Sendo eu Médico Codificador Auditor posso ter acesso às contas de outros utilizadores do CODEX© num determinado computador?

Um Médico Codificador Auditor poderá ter acesso às contas de outros utilizadores do CODEX© por meio duma palavra-passe especial caso a Instituição Hospitalar para a qual trabalha tenha requerido a versão da ferramenta que o permite. No entanto, deve ressalvar-se que o acesso em causa não permite a realização de quaisquer edições às bases de dados dos utilizadores, mas somente a consulta de Códigos nelas registados.

De que forma é que o CODEX© se articula com o programa SIMH?

O CODEX© foi desenvolvido para permitir a realização da codificação de Processos Clínicos sem necessidade de acesso remoto a sistemas centralizados e de forma independente doutros softwares de codificação como seja o programa SIMH, por exemplo. O facto dos códigos de Diagnósticos e de Procedimentos dum determinado Episódio terem que ser inseridos no software SIMH não obsta, de forma alguma, à utilização do CODEX©, uma vez que a obtenção dos códigos referidos pode ser realizada de forma autónoma e independente. O CODEX© permite guardar as codificações de Processos Clínicos em ficheiros PDF que podem ser posteriormente exportados e utilizados para efeitos de inserção de códigos no software SIMH. Alternativamente, o CODEX© possui ainda um interface que possibilita a importação direta dos Códigos de cada Episódio Clínico para o software SIMH, simplificando e tornando mais expedita a atividade de codificação evitando, simultaneamente, a geração de erros decorrentes da digitação manual dos Códigos a partir dos ficheiros PDF.

Como posso manter a minha base de dados atualizada se possuir uma conta de utilizador do CODEX© em mais do que um computador?

O CODEX© permite importar e exportar bases de dados de forma segura entre diferentes computadores. Por motivos de segurança, para poder ser realizada com sucesso, a importação duma base de dados externa requer, conforme o caso, a confirmação da palavra-passe ou da combinação pergunta-resposta de segurança do utilizador que exportou a base de dados a importar. Este sistema de importação-exportação permite a cada utilizador manter a sua base de dados permanentemente atualizada, mesmo que possua contas de utilizador do CODEX© em mais do que um computador.

Comprei um computador novo e agora não consigo instalar o CODEX© pois já tinha utilizado a minha Chave de Ativação noutro computador. O que devo fazer?

Cada Chave de Ativação do CODEX© só pode ser usada num único computador pelo que, em caso de troca de computador, é necessário o envio dum e-mail para os nossos serviços administrativos para que a situação possa ser processada, e uma nova Chave de Ativação fornecida. O e-mail a enviar deverá incluir uma breve descrição da situação em causa, bem como a Chave de Ativação inicialmente fornecida.

Como é que posso transportar dados relativos aos Episódios Clínicos que pretendo codificar no CODEX© sem utilizar papel?

O CODEX© dispõe dum interface de Input que pode ser utilizado para transportar dados relativos aos Episódios cuja codificação clínica se pretende realizar. O interface em causa permite ao médico codificador registar todos os Diagnósticos e Procedimentos a serem codificados à medida que os obtém a partir do sistema informático do hospital em que trabalha. A seleção instantânea de Diagnósticos e de Procedimentos a partir dos descritivos da Base de Dados construída com recurso ao CODEX© tem a vantagem de permitir que a codificação clínica seja realizada a posteriori de forma automática através da importação de dados externos, sem a necessidade de intervenção adicional por parte do utilizador.

O CODEX© demora muito tempo a fechar e parece ficar bloqueado. O que devo fazer?

Existem alguns suplementos (Add-ins) do Excel que, quando ativados, podem provocar uma demora excessiva no encerramento do CODEX©. A desativação dos suplementos mencionados permite, à partida, resolver o problema em causa. A desativação de suplementos poderá ser realizada através do Menu "Ficheiro"/"Arquivo", selecionando a opção "Opções", seguida da opção "Suplementos", selecionando-se depois na caixa de seleção "Gerir..." as opções "Suplementos do Excel" e "Suplementos de COM" e carregando-se, para cada uma delas, no botão "Ir..." que abrirá uma janela na qual poderão ser desativados todos os suplementos.

O CODEX© bloqueia durante a geração dum Ficheiro PDF de processo clínico codificado. Como resolver?

O bloqueio do CODEX© durante a geração dum Ficheiro PDF de processo clínico codificado poderá dever-se ao facto do Ficheiro de Template Normal do Microsoft Word se encontrar corrompido. A resolução desta situação passa por renomear ou eliminar o ficheiro em causa (“Normal.dot”) que, tipicamente, se encontra guardado na pasta “C:\Users\NOME DO UTILIZADOR\AppData\Roaming\Microsoft\Templates” ou, alternativamente, na pasta “C:\Utilizadores\NOME DO UTILIZADOR\AppData\Roaming\Microsoft\Modelos”. Após renomear ou eliminar o Ficheiro “Normal.dot”, deverá então inicializar-se novamente o CODEX© e, à partida, os Ficheiros PDF de processos clínicos codificados deverão já ser gerados corretamente.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contacto connosco por e-mail, telefone ou através das redes sociais.

Nota: Ao clicar no botão "Subscrever", ficará inscrito na nossa lista de e-mails e receberá a newsletter do CODEX.