FAQ
Não, o CODEX não substitui o SIMH, nem constitui uma alternativa, mas sim um complemento que permite poupar tempo e melhorar muito a eficiência da Codificação Clínica.
Os nossos utilizadores reportam que codificam 5 a 10 vezes mais processos clínicos no mesmo tempo ou, de forma equivalente, que dispensam somente 10% a 20% do tempo a codificar a mesma quantidade de antes.
Não, os atuais utilizadores reportam que o investimento de tempo é relativamente baixo e que dá um retorno muito rápido. Além disso, o Software é user-friendly e muito fácil de usar/intuitivo. Adicionalmente, pode requerer uma ação de formação para uma aprendizagem mais personalizada.
Nesse caso, é possível adaptar o programa a esses Códigos, desde que as autoridades competentes os disponibilizem publicamente.
O CODEX foi desenvolvido para permitir a realização da codificação de Processos Clínicos sem necessidade de acesso remoto a sistemas centralizados e de forma independente doutros softwares de codificação como seja o programa SIMH, por exemplo.
O facto dos códigos de Diagnósticos e de Procedimentos dum determinado Episódio terem que ser inseridos no software SIMH não obsta, de forma alguma, à utilização do CODEX, uma vez que a obtenção dos códigos referidos pode ser realizada de forma autónoma e independente.
O CODEX permite guardar as codificações de Processos Clínicos em ficheiros PDF que podem ser posteriormente exportados e utilizados para efeitos de inserção de códigos no software SIMH.
Alternativamente, o CODEX possui ainda um interface que possibilita a importação direta dos Códigos de cada Episódio Clínico para o software SIMH, simplificando e tornando mais expedita a atividade de codificação evitando, simultaneamente, a geração de erros decorrentes da digitação manual dos Códigos a partir dos ficheiros PDF.
O CODEX dispõe de uma interface de Input que pode ser utilizado para transportar dados relativos aos Episódios cuja codificação clínica se pretende realizar. A interface em causa permite ao médico codificador registar todos os Diagnósticos e Procedimentos a serem codificados à medida que os obtém a partir do sistema informático do hospital em que trabalha.
A seleção instantânea de Diagnósticos e de Procedimentos a partir dos descritivos da Base de Dados construída com recurso ao CODEX tem a vantagem de permitir que a codificação clínica seja realizada a posteriori de forma automática através da importação de dados externos, sem a necessidade de intervenção adicional por parte do utilizador.
Precisa de mais informações?
Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contacto connosco por e-mail, telefone ou através das redes sociais.